Printe

printeO Programa de Proteção Intelectual (PRINTE) é uma solução empresarial criada para oferecer a segurança que o empreendedor procura para o seu capital intelectual. Através do PRINTE é possível obter e gozar dos benefícios gerados pela correta proteção e utilização dos bens intangíveis de um empreendimento. Os empreendedores conscientes do potencial inovador de suas empresas têm procurado na Propriedade Intelectual agregar valor as marcas de produtos e serviços, patentear as criações tecnológicas, utilizar as bases de patentes para auxilio no processo de inovação, registrar desenhos industriais e também explorar a proteção que o direito autoral oferece. A gestão do patrimônio imaterial se tornou um diferencial no mercado, acrescido da busca pela fidelização dos clientes por uma marca forte, um design diferenciado ou um know-how exclusivo. A iniciativa de explorar com eficiência e segurança do bem intangível é uma ferramenta utilizada tanto por pessoas físicas, pequenas empresas como por grandes corporações.

O PRINTE é operado pela empresa catarinense, Cerumar Propriedade Intelectual, especializada na prestação de serviços de assessoria e consultoria em Propriedade Intelectual, habilitada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob registro nº 1609.

Serviços oferecidos pelo PRINTE:

Registro de MARCA no Brasil e ExteriorA Marca é a identidade de sua empresa, tornando-se uma eficiente estratégia de publicidade na consolidação dos produtos no mercado. Porém o uso com segurança requer registro, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Proteção do DESIGNO desenho industrial (DI) deve apresentar forma plástica, de maneira que possa ser reproduzida industrialmente com apresentação ornamental nova em produtos, equipamentos ou embalagens. O registro possui vigência de 10 anos prorrogáveis por mais três períodos de cinco anos.

PESQUISAS EM BASES TECNOLÓGICAS – trata-se de apresentação de informações ao empreendedor que quer INOVAR, para que suas INOVAÇÕES possam ser lançadas no mercado sem surpresas negativas. IMPORTAR produto já patenteado ou PRODUZIR/LANÇAR no mercado produto com proteção patentária é crime e precisa ser evitado.

PATENTES de INOVAÇÃOA concessão da PATENTE protege os seus titulares além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Visa ainda, proporcionar melhoramento funcional de um produto ou processo. Além de ser uma valiosa e imprescindível ferramenta para que a invenção e a criação se tornem um instrumento rentável, pois terá MONOPÓLIO temporário no país que a requerer. Bem como o detentor da patente possa cobrar royalties; inibir a pirataria acionando juridicamente a concorrência; cobrar indenização pelo uso indevido e fazer investimentos com segurança.

Consultoria em contencioso Administrativo e Judicial – As atividades do Contencioso, Administrativo tratam da representação perante os órgãos responsáveis pelos registros, como por exemplo, Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), apresentando oposições, manifestações, recursos aos exames técnicos, entre outros.

Já no Contencioso judicial, atuamos no patrocínio de ações na área de propriedade intelectual, decorrentes da prática de atos de CONCORRÊNCIA desleal, contrafação (CRIMES) de marcas, patentes, desenhos industriais, etc.

Acompanhamento e Monitoramento Processual – É a realização de ACOMPANHAMENTO e monitoramento de todos os prazos junto aos órgãos responsáveis pelos processos, visando cumprir todos os atos dentro dos prazos legais previstos, minimizando assim o risco de PREJUÍZOS pela parda destes prazos.

PARECER Técnico em Propriedade IntelectualAtravés de uma equipe técnica altamente qualificada, são realizados pareceres técnicos em todas as áreas, inclusive na esfera judicial e de engenharia. Tendo como objetivo principal, nortear o cliente para uma segura tomada de decisão.

DIREITO AUTORAL– O Direito autoral é um conjunto de privilégios concedido por lei à pessoa que cria uma obra intelectual como musicas, esculturas, obras literárias, científicas ou artísticas.

Consultoria na formalização do SEGREDO DE NEGÓCIONeste segmento, são inseridas as principais informações que beneficiam o cliente pelas vantagens diante de seus concorrentes, salvaguardando o diferencial competitivo conquistado ao longo dos anos. Exemplo: Cartela de clientes, fornecedores, estratégias de vendas, de marketing, Planejamento Estratégico, projetos ainda não patenteados entre outros.

Consultoria em Indicação GeográficaÉ a identificação de um produto ou serviço originário de um local, região ou país quando determinada característica ou qualidade pode ser veiculada a origem e características regionais.

Registro de SoftwareOs programas de computadores são enquadrados no conceito de obra intelectual sujeito a proteção do direito do autor. O registro de software assegura ao criador a titularidade sobre o programa a partir de seu desenvolvimento.