ACIRCAN apresenta resultados de mais de 90 entrevistas para Programa de Desenvolvimento Local – DEL
Nesta sexta-feira (4) às 8h no Auditório João Carlos Bebber a ACIRCAN apresentou a compilação dos dados socioeconômicos do município de Campos Novos obtidos nas entrevistas para o DEL (Programa de Desenvolvimento Local) da FACISC.
Segundo Osmar Vicentin, coordenador do projeto pela Federação das Associações Comerciais Industriais de Santa Catarina (FACISC) essa é a primeira fase do projeto, o momento da economia é entendido. Pra isso durante a semana foram realizadas mais de 90 entrevistas. Foram entrevistados empresários, entidades públicas, pessoas físicas, formadores de opinião que foram questionados sobre assuntos gerais, sociais e econômicos. A segunda fase será a reestruturação do Conselho de Desenvolvimento. Com o conselho estruturado, serão criadas as Câmaras Técnicas, onde se discutirá tecnicamente os assuntos. As câmaras técnicas darão o suporte às lideranças para que trabalhem com fatos e dados. Em cima disso, serão criadas políticas de desenvolvimento de longo prazo para o município com planejamento para os próximos 20 anos.
Luiz Angelo Fornara, Presidente da ACIRCAN “Esta é uma semente que nós estamos lançando. O DEL é um programa de longo prazo e na sua concepção ele reúne todas as forças produtivas e pensantes da cidade como empresários, entidades, sociedades, clubes de serviço, enfim, toda a sociedade”.
Nelson Cruz, prefeito de Campos Novos, evidenciou que o município tem um potencial muito grande e pouco explorado. A economia camponovense é baseada no agronegócio e precisa diversificar. Tem muitas coisas que precisam melhorar para crescer. E para não ficar dependente de um segmento só. É preciso empreender. O prefeito ainda relatou da busca por serviços e produtos nas cidades vizinhas e que os mesmos poderiam ser desenvolvidos aqui.
Sobre o DEL:
O Programa de Desenvolvimento Econômico Local – DEL, desenvolvido pela FACISC, institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.
No DEL, parceiros públicos, o setor empresarial e atores não governamentais trabalham coletivamente para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego. Os municípios são replanejados com projeção de 20 anos à frente, da adequação das leis à análise econômica.
O DEL teve origem na Alemanha nos anos 80 quando o país passava por forte crise.
Entidades que fazem parte do DEL em Campos Novos:
Associação empresarial de Campos Novos (ACIRCAN), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura Municipal de Campos Novos e Sindicato do Comércio Varejista
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!