Todos os setores, segmentos e atividades da economia precisaram se reinventar com a medida de isolamento. Desde a forma de trabalho (que passou a ser remoto), as adaptações com as Medidas Provisórias e também com os Decretos e, principalmente, a forma de manter a sobrevivência das organizações.
Não existe segredo para uma empresa prosperar. A matemática é bem simples. Toda e qualquer tipo de empresa somente se mantém tendo três pilares: pessoas, vendas e, consequentemente, dinheiro. Sem um dos três pilares, nada, exatamente nada, funciona!
A grande questão, fora a discussão do momento (priorizar a saúde ou a economia), é: como vender em tempos de isolamento social e manter o fluxo de caixa previsto (ou parte dele)? Pensando nisso apresentamos cinco dicas de como você poderá superar esta interrupção no cenário econômico causado pela pandemia do coronavírus. Confira:
- Voucher e Cartões Presentes:
Antes mesmo da pandemia, algumas empresas já adotaram este modelo, que ganhou ainda mais adeptos neste cenário. Crie promoções, ofereça vantagens exclusivas e venda agora mesmo um cupom para seu cliente consumir depois, quando tudo – ou quase tudo – se normalizar. Muitos restaurantes, bares e agências de viagens já estão antecipando receitas e melhorando o fluxo de caixa com esta prática. Porém, tudo deve ser muito bem planejado e alguns pontos são cruciais no sucesso deste modelo.
- Vendedor Consultor:
As lojas físicas têm um grande diferencial sobre os e-commerce e que, muitas vezes, passa despercebido. Mas não passou despercebido pelas Casas Bahia. A campanha “Me Chama no Zap” é uma das ações mais geniais (e, ao mesmo tempo, simples) que vi nesta quarentena. Eles levaram o atendimento presencial para o modelo remoto, ou seja, tudo o que faz um cliente ir a uma loja física as Casas Bahia proporcionou no meio digital: um “vendedor” (que, neste caso, podemos chamar de consultor) para tirar suas dúvidas de um produto para o outro, sem você ter que ficar lendo fóruns na internet e buscando sites de comparação. Uma ação que cabe para qualquer negócio e a um custo baixíssimo.
3. E-commerce:
A concorrente das Casas Bahia, a Magazine Luiza, também não saiu atrás neste período e lançou uma plataforma para que pequenas empresas e autônomos pudessem vender online. A mesma coisa fez o criciumense Topedindo.com, que antes era um marketplace apenas de alimentação e que agora, neste cenário, abriu sua plataforma para todos os tipos de negócios, fortalecendo o comércio local. Venda pelo Instagram. Anuncie no Mercado Livre ou na OLX. A loja física não poderá abrir para o público ainda, então busque alternativas no meio digital.
- “Venda” informação e crie relacionamento:
Nem toda venda se concretizará agora, mesmo que você tenha adotado alguma (ou todas) as medidas acima. Então é o momento de criar e fortalecer relacionamento, pois a pandemia e esta crise irão passar, e sairá na frente quem se planejou e se organizou desde já. Seja um consultor, seja um mentor, dê dicas sobre seus produtos, sobre seu serviço, crie conteúdos e divulgue informações relevantes para seus clientes e seu público-alvo.
- Fortaleça sua marca (Branding)
Na mesma linha da dica anterior, muitas empresas estão perdendo e ganhando clientes de acordo com seus respectivos posicionamentos nas redes e canais de comunicação acerca da crise, assim como foi nas últimas eleições. As pessoas se conectam com marcas que façam sentido para elas, que tenham os mesmos valores e propósitos. Tome cuidado no que e como você se manifesta. Às vezes, se abster de opinar sobre os impactos do Coronavírus é uma sábia estratégia. A não ser que você seja um médico ou um economista, ou, ainda, que você tenha total ciência do posicionamento do seu público, o que é muito delicado e, ainda assim, poderá gerar conflitos. Um passo atrás agora poderá ser dois passos a frente num futuro.
Uma coisa é certa: independente do cenário, precisamos constantemente inovar, buscar alternativas e empreender em oportunidades. Foque sempre na solução do problema, resolva a sua causa, e não pense apenas nos efeitos!
Fonte: Deinyffer Marangoni – Formado em Administração, atua como executivo da Associação Empresarial de Içara e docente na Faculdade do Vale do Araranguá. (Blog Canal Içara)
ASCOM – ACIRCAN
Empresários do setor de gastronomia de Campos Novos reivindicam abertura total dos restaurantes
O Prefeito Silvio Alexandre Zancanaro recebeu na tarde de terça-feira, (14), na sala de reuniões da prefeitura de Campos Novos, empresários ligados ao Núcleo de gastronomia Acircan. O encontro foi viabilizado pelas entidades ACIRCAN e CDL, atendendo as reivindicações do segmento diante das dificuldades enfrentadas em decorrência das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado durante a pandemia do Coronavírus.
A reunião durou cerca de uma hora, onde os empresários do setor puderam expor as suas reivindicações junto ao chefe do executivo municipal, com o objetivo de que este apelo chegue até o Governador do Estado. Dentre os principais pedidos está o requerimento de tratamento igualitário entre restaurantes do perímetro urbano com os restaurantes à beira de estrada.
“Estamos dispostos a nos adequar às determinações de medidas de segurança no enfrentamento ao Coronavírus, mas precisamos trabalhar. Com estas restrições no atendimento, estamos passando por dificuldades, as pessoas não podem mais almoçar fora de casa, apenas em restaurantes à beira de estrada e isso fez cair muito o movimento”, afirmou um dos empresários.
O Prefeito Zancanaro se colocou à disposição para realizar os encaminhamentos, mas também lembrou, que devido à hierarquia, não pode se sobrepor ao Governo.
No encontro também estiveram presentes o Vice Prefeito Gilmar Marco Pereira e o Diretor de Indústria, Comércio e Turismo, Vinícius Serena. Na oportunidade ainda foi apresentado o Programa Municipal “Juro Zero”, bem como, discorrido sobre outros Programas de incentivo do Governo Federal, que podem auxiliar neste momento delicado que passa o segmento.
A ACIRCAN juntamente com a CDL encaminharam um ofício ao prefeito de Campos Novos Silvio Alxandre Zancanaro e ao presidente da AMPLASC prefeito de Abdon Batista Lucimar Salmória para que os mesmos reivindiquem junto ao Governador do Estado de Santa Catarina Carlos Moisés da Silva a abertura integral dos serviços prestados pelos restaurantes, que estão localizados no perímetro urbano do município.
Texto de apoio e fotos: ASCOM – Prefeitura de Campos Novos
ASCOM – ACIRCAN
ACIRCAN fecha parceria com a Pladisa – Planos de Saúde
A Associação Empresarial de Campos Novos – ACIRCAN – oferece aos seus associados os benefícios dos planos de saúde da Pladisa. A parceria foi firmada por meio da assinatura do contrato pelo Presidente da ACIRCAN Ilceu Luiz Machado – Coutinho, juntamente com o Coordenador Vendas da regional atendida pela equipe Pladisa, Moisés Ribeiro. A assinatura do convênio aconteceu no mês de março, antes do início do período de quarentena em Santa Catarina.
A partir de agora os associados poderão aproveitar os valores diferenciados que permitirá o acesso ao plano de saúde.
O Plano oferece uma rede de Credenciados em toda a região sul para atender você!
Os empresários que aderirem até o dia 23 de abril estarão isentos do período de carência caso necessitem de atendimento.
Mais informações poderão ser obtidas diretamente na ACIRCAN ou pelo telefone 3544-0812. Agende uma visita para conhecer todos os benefícios.
ASCOM – ACIRCAN
Cinco dicas para vender na quarentena e melhorar seu fluxo de caixa
Todos os setores, segmentos e atividades da economia precisaram se reinventar com a medida de isolamento. Desde a forma de trabalho (que passou a ser remoto), as adaptações com as Medidas Provisórias e também com os Decretos e, principalmente, a forma de manter a sobrevivência das organizações.
Não existe segredo para uma empresa prosperar. A matemática é bem simples. Toda e qualquer tipo de empresa somente se mantém tendo três pilares: pessoas, vendas e, consequentemente, dinheiro. Sem um dos três pilares, nada, exatamente nada, funciona!
A grande questão, fora a discussão do momento (priorizar a saúde ou a economia), é: como vender em tempos de isolamento social e manter o fluxo de caixa previsto (ou parte dele)? Pensando nisso apresentamos cinco dicas de como você poderá superar esta interrupção no cenário econômico causado pela pandemia do coronavírus. Confira:
Antes mesmo da pandemia, algumas empresas já adotaram este modelo, que ganhou ainda mais adeptos neste cenário. Crie promoções, ofereça vantagens exclusivas e venda agora mesmo um cupom para seu cliente consumir depois, quando tudo – ou quase tudo – se normalizar. Muitos restaurantes, bares e agências de viagens já estão antecipando receitas e melhorando o fluxo de caixa com esta prática. Porém, tudo deve ser muito bem planejado e alguns pontos são cruciais no sucesso deste modelo.
As lojas físicas têm um grande diferencial sobre os e-commerce e que, muitas vezes, passa despercebido. Mas não passou despercebido pelas Casas Bahia. A campanha “Me Chama no Zap” é uma das ações mais geniais (e, ao mesmo tempo, simples) que vi nesta quarentena. Eles levaram o atendimento presencial para o modelo remoto, ou seja, tudo o que faz um cliente ir a uma loja física as Casas Bahia proporcionou no meio digital: um “vendedor” (que, neste caso, podemos chamar de consultor) para tirar suas dúvidas de um produto para o outro, sem você ter que ficar lendo fóruns na internet e buscando sites de comparação. Uma ação que cabe para qualquer negócio e a um custo baixíssimo.
3. E-commerce:
A concorrente das Casas Bahia, a Magazine Luiza, também não saiu atrás neste período e lançou uma plataforma para que pequenas empresas e autônomos pudessem vender online. A mesma coisa fez o criciumense Topedindo.com, que antes era um marketplace apenas de alimentação e que agora, neste cenário, abriu sua plataforma para todos os tipos de negócios, fortalecendo o comércio local. Venda pelo Instagram. Anuncie no Mercado Livre ou na OLX. A loja física não poderá abrir para o público ainda, então busque alternativas no meio digital.
Nem toda venda se concretizará agora, mesmo que você tenha adotado alguma (ou todas) as medidas acima. Então é o momento de criar e fortalecer relacionamento, pois a pandemia e esta crise irão passar, e sairá na frente quem se planejou e se organizou desde já. Seja um consultor, seja um mentor, dê dicas sobre seus produtos, sobre seu serviço, crie conteúdos e divulgue informações relevantes para seus clientes e seu público-alvo.
Na mesma linha da dica anterior, muitas empresas estão perdendo e ganhando clientes de acordo com seus respectivos posicionamentos nas redes e canais de comunicação acerca da crise, assim como foi nas últimas eleições. As pessoas se conectam com marcas que façam sentido para elas, que tenham os mesmos valores e propósitos. Tome cuidado no que e como você se manifesta. Às vezes, se abster de opinar sobre os impactos do Coronavírus é uma sábia estratégia. A não ser que você seja um médico ou um economista, ou, ainda, que você tenha total ciência do posicionamento do seu público, o que é muito delicado e, ainda assim, poderá gerar conflitos. Um passo atrás agora poderá ser dois passos a frente num futuro.
Uma coisa é certa: independente do cenário, precisamos constantemente inovar, buscar alternativas e empreender em oportunidades. Foque sempre na solução do problema, resolva a sua causa, e não pense apenas nos efeitos!
Fonte: Deinyffer Marangoni – Formado em Administração, atua como executivo da Associação Empresarial de Içara e docente na Faculdade do Vale do Araranguá. (Blog Canal Içara)
ASCOM – ACIRCAN
EDITAL DE CANCELAMENTO DE ASSEMBLEIA
CCO divulga nota sobre adiamento da Expocampos 2020
Sabemos da importância da Expocampos no movimento econômico do nosso município, da indústria e comércio, da divulgação e promoção do turismo, mas devido à grande movimentação de pessoas que este evento reúne, um dos maiores do estado, achamos por bem, fazer este adiamento. “A preocupação maior é com a saúde das pessoas, partindo do principio da prevenção, e seguindo as recomendações dos órgãos oficiais de Saúde onde nos orientam a evitar aglomerações de pessoas”, divulga a CCO.
Aos empresários, que já haviam adquirido o seu espaço, haverá a devolução do recurso, e a reserva prévia garantida assim que o evento for remarcado.