Núcleo de Psicologia da ACIRCAN Promove Painel sobre Prevenção do Suicídio na Adolescência

As psicólogas integrantes do Núcleo de Psicologia da ACIRCAN demonstraram preocupação com um problema que chamou a atenção por meio da divulgação nos noticiários e nas redes sociais sobre o jogo virtual da Baleia azul. O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador 50 desafios macabros que vão desde a automutilação até o suicídio.

As notícias veiculadas nos últimos dias apresentaram esta realidade de jovens que perderam a vida inclusive no Estado Catarinense e em municípios próximos a Campos Novos. Com base nesta situação preocupante o Núcleo de Psicologia teve a iniciativa de promover o Painel para discutir o tema “Prevenção do Suicídio na Adolescência”, pois é preciso romper o silencio sobre este assunto.

A coordenadora do Núcleo de Psicologia da ACIRCAN Flavia Darold, explica que o público alvo são os profissionais que trabalham com adolescentes. Na coordenação das discussões juntamente com Flavia Darold participará a psicóloga Luana Lorenzini coordenadora do CAPS em Campos Novos.

“O nosso principal objetivo será a prevenção” observou Flávia Darold. Os profissionais serão multiplicadores das informações repassadas no evento. Entre os tópicos que serão abordados, destaque para, “o perfil do adolescente, quem é mais vulnerável, quais são as situações mais delicadas, os sinais de alerta e como abordar o assunto, entre outros”, explicou a psicóloga.

Após as explanações, o evento será aberto para questionamentos onde os profissionais poderão esclarecer suas dúvidas. Um dado preocupante é que o índice de suicídio na adolescência está crescendo no Brasil. Flavia Darold observa que é fundamental abordar o assunto sem preconceitos, pois, as famílias precisam acompanhar com mais sensibilidade à vida dos filhos. “No Brasil as estatísticas estão preocupando todos os profissionais e uma das grandes dificuldades é a nossa insensibilidade de chegar junto aos nossos adolescentes. Como está o diálogo nas famílias? Como estão sendo abordados esses conflitos que já vem naturalmente na adolescência?” questionou a psicóloga. A informação e a prevenção deve ser a principal ferramenta para trabalhar com os adolescentes.

É essencial que às famílias monitorem o uso da internet dos filhos, acompanhem suas redes sociais, observem comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar os adolescentes a respeito das consequências de práticas perigosas.  Com os jovens que apresentam tendência à depressão, a atenção deve ser redobrada, pois eles costumam ser especialmente atraídos por jogos como o da Baleia Azul.

O Painel “Prevenção do Suicídio na Adolescência”, acontecerá na próxima quarta-feira (26/04), no auditório da ACIRCAN com início às 16h. Além dos profissionais de Campos Novos devem estar presentes representantes dos municípios da AMPLASC. O evento é uma realização do Núcleo das Psicólogas da ACIRCAN com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, e Centro de Psicoterapias “Cuidar”.   

Sobre o Núcleo de Psicologia da ACIRCAN

A vice-coordenadora do núcleo psicóloga Daniela Reis Dadalto informou que o Núcleo completou 4 anos de atividades e reúne profissionais que atuam em diversas áreas da psicologia. A missão do núcleo é fortalecer a classe e oferecer à comunidade a importância do trabalho de prevenção e a saúde mental. “Então por isso a nossa preocupação em trazer uma discussão como esta sobre o suicídio que está tão presente em nossa vida hoje”, explicou Daniela Reis Dadalto. 

Por meio do núcleo os profissionais têm acesso à informação, atuam ao lado de seus concorrentes num ambiente favorável ao crescimento, trocam ideias, e promovem uma série de ações que comprovam a importância de atuar no meio associativista.

ASCOM – ACIRCAN

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *