Sebrae em parceria com ACIRCAN realizou o Fomenta em Campos Novos

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)  com apoio da ACIRCAN realizou ontem,  dia 22 de setembro, no Auditório Bebber Hotel em Campos Novos (SC), o Fomenta. O evento visa promover a aproximação entre micro empresas e compradores da Administração Pública. A ação faz parte da semana de capacitação das micro e pequenas empresas e do movimento nacional: “Compre do pequeno negócio”

O evento contou com a presença de Luis Mauricio Junqueira Zanin, Consultor Sebrae Nacional, que palestrou sobre o tema: Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas no mercado de compras governamentais.  “Nós vamos apresentar a atualização da Lei Complementar n. º 123 que é a Lei da Micro Pequena Empresa, o impacto da Lei  Complementar n.º 147 nas legislações de contratação  pública e algumas outras legislações associadas a isso, como a margem de preferência, a sustentabilidade e principalmente a perspectiva a ser trabalhada junto aos Tribunais de Contas.  Estamos primeiro fazendo uma sensibilização e depois uma qualificação sobre a aplicação desses aspectos da legislação que pressupõe o incentivo da economia local e regional.”

Na sequência Edgar Herzmann palestrou sobre a Lei n. 123/06 com a promulgação da Lei Complementar n. 147/14 “Nos vamos abordar as mudanças sofridas na legislação e posteriormente daremos a razão pelo qual a Constituição da República beneficia e faz a diferenciação para as micro empresas, porque nos estamos em um estado  igualitário de direito e pode soar estranho esse benefício, esse privilégio para um determinado segmento da economia. Então vamos contextualizar o porque dando os motivos.”

De acordo com Altenir Agostini, Consultor Regional do Sebrae, o Fomenta tem por objetivo colocar frente a frente compradores governamentais, fornecedores e empresários dispostos a perceberem no mercado governamental mais um canal de distribuição dos produtos ou serviços.

O prefeito de Abdon Batista, Lucimar Antônio Salmora, relatou que o Fomenta representa para a gestão publica assim como para as micro e pequenas empresas uma oportunidade ímpar de fazer uma parceria.  Beneficiando ambos as partes. “Nós temos convicção que a partir desse evento poderemos construir alternativas que viabilização tanto o município na absorção dos produtos que necessita e as micro e pequenas empresas que poderão vender para um cliente e que receberão em dia.”