Feirão do Imposto terá mobilização e conscientização sobre carga tributária e combate à corrupção

O Núcleo de Jovens Empreendedores de Campos Novos – Acircan Jovem – está promovendo uma grande ação Mobilização do Feirão do Imposto 2017. O evento acontecerá no próximo sábado (27), a partir das 09h na praça Lauro Müller em frente à Casa da Cultura.

A campanha de 2017 aborda o tema: Chega de Mão Grande: Ação contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos. Além de abordar a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços, o Feirão do Imposto tratará sobre aplicação dos recursos públicos, ou seja, como tem ocorrido o retorno destes tributos em prol da população. Em Campos Novos a ação conta ainda com o apoio de entidades organizadas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo Acircan Jovem, Gisiane Cordeiro, a meta dos jovens empreendedores de Campos Novos, é neste ano, aumentar o número de atividades e envolver novos parceiros no projeto para revelar ao público qual é a realidade do sistema tributário brasileiro e o impacto na vida de cada pessoa. O Rotary Club Campos Novos e Rotary Centro já confirmaram participação.

O Brasil figura como um dos menos competitivos do mundo, constando na 81 posição no ranking desenvolvido pelo Fórum Econômico Mundial que avalia o nível de produtividade das empresas de 138 países. Em torno de R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano. Esse valor significa três vezes o orçamento da saúde ou educação e cinco vezes o orçamento da segurança pública”.  A corrupção está enraizada na sociedade brasileira e enquanto esse tipo de atitude for considerado normal e, a situação do Brasil não irá melhorar. Cada pessoa deve fazer a sua parte, o queé o correto, honesto. Assim, a sociedade brasileira irá se transformar.

Durante o período de 22 a 26 de maio os empresários do núcleo farão um trabalho de conscientização na Unoesc e nas escolas com os alunos do ensino médio de Campos Novos.  Outra ação marcada para a próxima sexta-feira (26) é pedágio no Centro da cidade, com panfletagem aos motoristas e pedestres que passarem pelo local. O lançamento oficial do Feirão do iposto aconteceu dia 18 de abril, com da palestra ministrada pela advogada e coordenadora de Assuntos Tributários da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Silvia Wilbert.

O coordenador do Feirão do Imposto em Campos Novos, Fernando Semin, ressaltou ainda que a mobilização acontecerá no período de meia hora, ou seja, das 09h às 09h30 e o Núcleo dos Jovens Empreendedores conclama aos empresários para aderir à campanha e faz um apelo para que fechem as portas nessa meia hora como forma de protesto.  ‘Venha fazer parte da mobilização, para mostrar à população que estamos indignados com o que está acontecendo no país” convidou Fernando Semin.

Na oportunidade acontecerá uma explanação sobre o tema do Feirão do Imposto e a demonstração de alguns produtos apresentando o percentual de imposto pago, como por exemplo: roupa 34,67%, bebida fermentada 56,28%, mel 31,22% entre outros. Esta será a oportunidade dos empresários.

Conheça o Feirão do Imposto

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina com o propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente. Em 2012 da ação surgiu uma grande uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos. Atualmente o Feirão do Imposto é capitaneado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), com apoio Observatório Social do Brasil (OSB). Em Santa Catarina é organizado pelo Conselho de Jovens Empreendedores (Cejesc).

 

ASCOM – ACIRCAN

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *